Na terceira assembleia geral extraordinária, realizada  na terça-feira (07/11), os Fazendários do Recife resolveram, de forma unânime, em apoio a proposta do Afrem Sindical. A categoria aceitou as quatro action, a ser definidas pelo Sindicato em momento oportuno, que são: o uso de camisas pretas em protesto; padrão de operação; pedido de informação à Prefeitura por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI); e análises de informações e divulgação posterior. A qualquer momento, o sindicato marcará assemblies de urgência.

"Mais uma vez nos fazendários do Recife resolveram manter uma unidade e confiar na gestão do sindicato. Nem mesmo uma reposição pediátrico salarial em administração municipal. O que queremos é um tratado igualitário com relação aos procuradores, conforme foi assegurado. Essa regra já existe há décadas. Queremos apenas o cumprimento da regra. É uma questão de isonomia ", relatou o presidente do Afrem Sindical, Fábio Macêdo.

O presidente explicou o que estava acordado com o governo que até o pagamento de contas, mas há flexibilização das metas, o que não foi de atendimentos. "Passamos vários anos em dificuldades, sem rol como metas, porque elas são atualizadas. As nossas metas de 2017 levam em considera uma arrecadação de períodos antes da grave crise econômica. Em nenhum momento foram flexibilizadas para os auditores. O que queremos é só o tratamento isonômico entre como duas categorias ".

Macêdo informou que além de incorporar uma importante parcela de uma verba variável em outra que depende apenas da atualização dos procuradores, tem um horário de auditoria na sua produção fiscal, houve uma flexibilização para eles voltarem a receber de forma mais fácil do que eles recebiam antes. Enquanto isso, os auditores não tiveram nada.

Ele explicou também que quando existe uma ação eventual de ingresso de recurso, os auditores podem vir a receber, mas não são seguidos. "Em 2017 a gente deve arrecadar a mais R $ 100 milhões de tributos imobiliários e são recipientes permanentes. Não foi uma ação conjunta e nem por isso recebemos algo. Estamos sofrendo os reflexos de algumas ações que beneficiam os procuradores, como a cobrança da dívida de anos anteriores, que reflete nas metas dos auditores de forma atualizada, e hoje está em comprometendo para o alcance, como também a questão da crise econômica. Na regra atual, um procurador de início de carreira ganha mais que um auditor de final de carreira. Tudo ficou mais fácil para eles ".