Os associados aceitaram a proposta pela grande maioria, com apenas duas abstenções.

A direção do Sindicato dos Fazendários do Recife apresentou para a categoria o resultado da negociação da campanha salarial com o secretário de Finanças da Prefeitura do Recife (PCR), Ricardo Dantas. Durante a assembleia realizada hoje (dia 18/4), os associados aceitaram a proposta pela grande maioria, com apenas duas abstenções,  e decidiram pela finalização oficial da pauta econômica da campanha salarial de 2017-2018.

A proposta aprovada incluiu a implantação em maio da progressão e pagamento dos valores  atrasados;  determinação  do limite de R$ 1.000,00 da Gratificação de Superação de Metas Fiscais (GSMF) para  maio/2018, subindo progressivamente a cada seis meses; em nov/2018, o limite será de R$ 2.400,00; o excesso do limite da GSMF vai para o saldo, que será utilizado em momento posterior; a partir de maio de 2020, valor limite da GSMF será  em R$ 5.000,00. Ficou definido também que o sindicato apresentará estudo para agilizar as futuras progressões e discutirá com o quadro fazendários propostas de incremento da arrecadação.

Em apresentação para os associados, o presidente do Sindicato dos Fazendários do Município do Recife (Afrem Sindical), Fábio Macêdo, fez um relato da evolução da GSMF desde o início da década e também mostrou gráficos em comparação ao teto salarial no setor público e a nova regra de apuração da GSMF. Ele também trouxe alguns informes das negociações em outros estados com as prefeituras de capitais.

Para Fábio Macêdo, o resultado da negociação foi positivo para a categoria. "Estamos num cenário de forte crise econômica e, por esse motivo, sabemos das dificuldades dos entes públicos.  A categoria aceitou a negociação realizada pela direção do sindicato e irá propor novas ações para incrementar a arrecadação da receita própria, tendo como fundamental a nomeações de auditores".

Nomeações dos concursados

Outro ponto debatido na assembleia foi a chamada dos auditores aprovados no último concurso. "A diretoria do sindicato está empenhada para reforçar o quadro fazendário. Estamos defendendo a nomeação imediata  de  todos os cargos vagos, que já superam mais de 40 pessoas. De início a administração apontou para uma chamada imediata de 5 auditores, mas diante da insistência do Afrem, tal proposta já evoluiu para 13, embora o quantitativo ainda não esteja fechado. Essa luta é a grande bandeira da direção, já que há uma grande quantidade de auditores que devem se aposentar nos próximos anos".

............................................................................

texto e fotografia: Andréa Pessoa