O Sindicato

Afrem surge como associação em 1966

A Associação dos Fiscais de Rendas do Município (Afrem) foi criada em 13 de junho de 1966. O desafio na época era ser reconhecida como órgão representativo, defender os interesses dos associados, além de lutar por melhores condições de trabalho, capacitar e atuar na assistência social.

O primeiro presidente a assumir a entidade de classe foi Moacir Campelo de Barros Melo, tendo como vice, Cremildo José de Souza; secretário, João Franco Pacheco e Albino Cordouro, tesoureiro. A cerimônia de posse ocorreu no dia 30 de julho de 1966, na Associação Pernambucana de Servidores do Estado (APSE).

A primeira sede da entidade funcionava na Rua da Aurora, 425, no primeiro andar, onde funcionava a Secretaria de Finanças da Prefeitura do Recife. Dez anos depois, a Secretaria de Finanças e a Afrem foram transferidas para o Palácio Rio Capibaribe, no Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife.

Já em 1972, a Fundação Instituto de Administração Municipal (FIAM) considerou o modelo do "código tributário do Recife inovador, quanto ao disciplinamento do Imposto sobre Serviços e a institucionalização de um processo fiscal dinâmico e de fácil operacionalidade". Este fato foi divulgado no Diário de Pernambuco, no dia 12 de outubro daquele ano. Era o início do reconhecimento da importância da área fiscal no Recife.

Quando foi fundada, a entidade passou por muitos desafios por conta do momento político vigente. Os associados relataram que para lutar pela representatividade e pelo respeito profissional e técnico, os auditores passaram por um início com grandes dificuldades, pois sofriam perseguições e desmandos, devido ao período político de repressão e de injustiças sociais.

Diretoria executiva biênio 2016/2017.

Fábio Henrique de Sousa Macêdo
Presidente

João Antônio Victor de Araújo
Secretário geral

Jamy Bezerra de Albuquerque Jr
Diretor Assuntos Sindicais

José Anchieta tavares Belém
Diretor Social

Ana Regina Monteiro de Almeida
Diretora de Aposentados

Luiz Ferreira da Costa Filho
Diretor Administrativo-Financeiro

Carlos Malheiros Lacerda
Suplente Diretoria Executiva

Hélio Max de carvalho Figueredo
Suplente Diretoria Executiva
 

Conselho Fiscal biênio 2016/2017

Sidney Nunes de Lima
1º Titula do Conselho Fiscal

José Santa Cruz Arantes
2º Titula do Conselho Fiscal

Emanuel Ismael de Louvor Pereira
3º Titula do Conselho Fiscal

José Geraldo do Nascimento
1º Suplente do Conselho Fiscal 

Lael Dias dos Santos
2º Suplente do Conselho Fiscal