Em ofício ao prefeito do Recife, a direção da Afrem Sindical e a direção da Ascire manifestaram a preocupação dos servidores efetivos

Em ofício ao prefeito do Recife, Geraldo Júlio, a direção do Sindicato dos Fazendários do Recife (Afrem Sindical) e a direção da Associação de Servidores de Controle Interno do Recife (Ascire) manifestaram a preocupação dos servidores efetivos das carreiras de controle interno em razão da ausência de nomeação para o cargo de controlador-geral. O cargo encontra-se vago desde o dia 1º de janeiro, pois o controlador Rafael Figueiredo Bezerra foi nomeado procurador-geral do Recife.

Ao assinarem o ofício, os presidentes Fábio Macêdo, do Afrem Sindicial,  e Elemer Janovitz, da Ascire, respectivamente, aguardam a resposta do prefeito Geraldo Júlio, e reiteram o compromisso de trabalharem em busca de uma atividade de controle interno cada vez mais efetiva e colaborativa.

Diante da importância conferida à CGM, do seu papel fundamental para o melhor funcionamento do poder público e da necessidade de atuação forte, a direção das duas instituições entendem que a nomeação do seu dirigente máximo dever ser pautada por critérios técnicos, os quais devem incluir, entre outros, a experiência prévia em atividades ligadas à área de controle interno.

“Considerando o grau de excelência que compõe o corpo técnico de servidores efetivos das carreiras de Auditor do Tesouro Municipal (ATM) e Analista de Controle Interno do Município, as quais têm atribuições do controle interno na Prefeitura do Recife, sugerimos a nomeação de um servidor efetivo dessas carreiras para o cargo de controlador-geral do município, como reconhecimento de V. Exa, ao trabalho desenvolvido na CGM, com a garantia da continuidade dos projetos em andamento que tanto têm beneficiado a população recifense”, explicam as duas instituições.

De acordo com o ofício, a Controladoria-Geral do Município (CGM) vem cumprindo com primor suas atribuições constitucionais, em total consonância com os princípios da administração pública, alcançando seus objetivos, em especial por realizar ações de forma econômica, eficiente, eficaz e efetiva.

.............................................

Texto: Andréa Pessoa