Afrem Sindical apoia a iniciativa do Sindifisco Nacional

Nesta quarta-feira (21/8), o Sindifisco Nacional está organizando um Dia Nacional de Luto em favor da Receita Federal e dos Auditores. Em Recife, a concentração será em frente à Delegacia da Receita Federal, na Av. Alfredo Lisboa, 1152, Recife Antigo, às 10h. O Afrem Sindical apoia a iniciativa e solicita a participação da categoria fazendária.

O Sindifisco Nacional sugere que todos deverão vestir-se de preto ou portar algum adereço na cor preta (lenços, tarjas, faixas etc.) que também remeta ao luto.

Conheça a convocação oficial do Sindfisco Nacional:

A Receita Federal e os Auditores-Fiscais vêm sofrendo uma onda de ataques sem precedentes, que, sob os mais variados pretextos, visam deslegitimar e apequenar a atuação do Fisco brasileiro. Como numa ação orquestrada, representantes do governo federal, parlamentares, ministros do TCU e da Suprema Corte têm mirado artilharias a um dos órgãos centrais da República, responsável pela arrecadação tributária federal, tão importante à manutenção do Estado, especialmente no atual momento de austeridade fiscal. Mais que um contrassenso, o acirramento dos ataques pede uma ação rápida e enérgica da classe.

Na quarta (21), o Sindifisco Nacional promoverá um grande ato, em todo o país, neste dia, todos deverão vestir-se de preto ou portar algum adereço na cor preta (lenços, tarjas, faixas etc.) que também remeta ao luto.

Não podemos assistir passivamente à arrogância de quem, ao tentar acusar a Receita e os Auditores de exorbitarem atribuições, exercem todo o poder fora dos limites da lei para ferir de morte o órgão e suas autoridades fiscais. De tão afrontosa essa situação, a grande imprensa tem denunciado os excessos e se posicionado a favor da livre atuação do órgão, bem como a sociedade têm se manifestado favoravelmente aos Auditores nas redes sociais.

Uma resposta à altura da classe certamente ajudará a fazer cessar os ataques que têm causado enorme constrangimento à instituição. A suspensão de investigações da Receita Federal para blindagem de agentes públicos, a mordaça imposta ao Coaf, os injustos questionamentos do TCU quanto à remuneração dos Auditores, os puxadinhos à Lei do Abuso de Autoridade, as tentativas de ingerência políticas do alto do Planalto e as consequentes exonerações e afastamento de servidores precisam, urgentemente, encarar uma forte reação da classe.

O Fisco brasileiro jamais poderá deixar-se sucumbir a interesses escusos que não guardam qualquer similaridade com os objetivos republicanos traçados pela Constituição Federal de 1988. Sobre todos os cidadãos, independentemente da posição que ocupem, deve imperar a Constituição e as leis que regem nossa República. Absolutamente ninguém está acima da lei! E não se pode aceitar a completa inversão de valores proposta pelo bunker daqueles que dela mais temem.

A correção dos atos da Receita no desenvolvimento de suas atribuições legais deveria causar orgulho a todas as demais instituições que prestam serviço ao Estado brasileiro. Diante da injustificável repulsa, no entanto, não resta alternativa aos Auditores senão um “contra-ataque” robusto centrado no desmascaramento de todas as falácias e injúrias promovidas por quem mais deveria zelar pelo interesse público.

É hora de eleger como alvo principal não o agente A ou B. Ataca o indivíduo quem não tem argumento; lhe fere covarde quem teme a justeza. Em tempos de grave crise ética e flagrante desrespeito institucional é preciso ter por alvo o resgate da Receita Federal como órgão modelar de gestão, de inovação e de eficiência, e do Auditor como promotor de equidade e justiça fiscal. Somente com uma instituição forte e independente será possível atender ao crescente clamor popular por uma sociedade mais ética, próspera e sem corrupção.

Juntos, não deixaremos o Fisco morrer!

Convidamos todos os Auditores do Tesouro do Município do Recife para participarem do Dia Nacional de Luto

Quarta-feira 21 de agosto - 10h da manhã

Em frente à Delegacia da RF em Recife, na Av. Alfredo Lisboa, Recife Antigo.

Dauzley M. Miranda

Presidente -  DS Recife