Afrem Sindical luta pela autonomia municipal

O Sindicato dos Fazendários do Município do Recife assinou uma carta aos deputados e aos senadores solicitando que revejam a proposta de Reforma Tributária em tramitação no Congresso Nacional, evitando retirar a autonomia municipal sobre o consumo através do ISS, seu principal imposto. Paralelamente, o Afrem Sindical elaborou uma campanha publicitária nas redes sociais sobre o tema, que teve o apoio da Anafisco e da Fenafim.

A carta relata que, na prática, quem atende o cidadão é o município. “É lá que a criança estuda os primeiros anos, que tem o posto de saúde para vacinas, que as ruas são calçadas etc. No entanto, na história do Sistema Tributário, quem vive de repasse fica com o “pires na mão”, sujeito a políticas estaduais e federais e tem risco de retenções do dinheiro público. No caso da receita própria, o município administra, fiscaliza, arrecada, faz uma política local de forma que o município possa apresentar uma qualidade de vida para a população”.

Veja, na íntegra, a carta no Jornal Fazendários em Pauta, no link

Conheça na edição de Agosto/2019:

As desvantagens da repartição do imposto único pág 2

Entidades se articulam em defesa dos municípios pág 3