A ideia é prevenir a doença para conter a velocidade do contágio

Conheça as melhores práticas utilizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Estado de PE e que são importantes para o controle do contágio do coronavírus. As instituições públicas e privadas devem  cuidar da saúde e da segurança da população. O Afrem Sindical também mobiliza esforços para informar sobre a prevenção à doença.

O comportamento coletivo seguindo as orientações médicas e a mudança de hábitos podem conter a velocidade de transmissão do vírus e evitar o colapso do sistema de saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória, transmitida pelo coronavírus. Como as pessoas não têm defesas, ou seja, imunidade, para não contrair a doença e nem há vacinas, a pandemia se instalou no mundo, infectando e matando pessoas. Sabe aquele provérbio “melhor prevenir que remediar”, pois bem, ele vale muito para o coronavírus. Prevenção é o melhor remédio. Negar a existência da doença é a pior opção.

1_ Prevenção - O que eu posso fazer para evitar o contágio?  Médicos epidemiologistas do mundo todo indicam:

  • Lavar as mãos com frequência, com água e sabão.
  • Álcool gel. Nem sempre há uma pia por perto, então é bom ter um álcool gel na mesa de trabalho, principalmente se você trabalha com atendimento ao público, ou até mesmo na sua bolsa, caso precise sair.

2_Sintomas - Quais são os sintomas do coronavírus? Como tratar a doença?
Os sintomas são de uma gripe comum. Pode ter febre ou não, tosse e dificuldade de respirar. Alguns pacientes relatam dor, congestão nasal, dor de garganta e diarreia. O sintoma mais grave, nos casos sintomáticos, é a falta de ar.
As pessoas devem procurar assistência médica tão logo os sintomas apareçam, seja por consulta médica  e/ou dos aplicativos médicos, como o do Recife no link www.atendeemcasa.pe.gov.br , ou baixar o aplicativo no celular, intitulado “Atende em casa - Covid 19”.
Quem tiver dúvidas, pode ligar também para o número 136 do Ministério da Saúde e escutar orientações médicas.
Quanto mais cedo iniciar o tratamento, evita-se o agravamento da doença.

3_ Cumprimentos – É verdade que devo mudar a forma de cumprimentar as pessoas?
Sim. Evitar aperto de mão, abraços e beijinhos. Essa é a recomendação pública dos médicos em todo o mundo. Vamos respeitar, não é? O maior afeto é se ajudar e reduzir dano aos outros.

4_ Trabalho - Eu continuo indo ao local de trabalho, então qual deve ser o procedimento?
Se ainda não há possibilidade de trabalhar de casa, evite reuniões numerosas. A Organização Mundial da Saúde informa que valem as mesmas regras de higiene: limpar frequentemente com desinfetante mesas, teclados, telefones, celulares e outros utensílios de trabalho.

Tantos os locais públicos como privados devem oferecer:

  • Local para lavar a mão frequentemente
  • Álcool em gel
  • Ter toalhas de papel descartável
  • Aumentar a frequência de limpeza de corrimões, elevadores e outros lugares de contato intenso com álcool gel ou solução com água sanitária (9 partes de água para uma de água sanitária)

5_Tosse - Se eu tossir, como devo proceder?
O protocolo básico é: tossir cobrindo a boca e o nariz com o cotovelo flexionado, evitar tocar olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e manter distância das demais pessoas, especialmente das que estão com tosse ou febre.

6 _ Máscaras - Quem deve usar máscaras?
De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras faciais devem ser utilizadas por todos.  O Governo de PE já lançou a obrigatoriedade do uso de máscaras para quem sair de casa nesse período de isolamento rígido.

Nacionalmente, no dia 19/5, a Câmara Federal aprovou obrigatoriedade de máscara em todo o País. Enquanto durar a situação de emergência relacionada ao novo coronavírus, as pessoas serão obrigadas a usar máscaras artesanais ou industriais. Elas serão obrigatórias para circulação em espaços públicos e privados acessíveis ao público, vias públicas e transportes públicos. A proposta segue para o Senado.

7_Cuidados em Casa -  E para os cuidados em casa, como devo fazer com a limpeza?
De acordo com o Ministério da Saúde, se houver álcool em gel, ele também deve ser usado para limpar objetos como telefones, teclados. Para o resto da limpeza doméstica, recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (misture num balde 9 partes de água e uma parte de água sanitária) para desinfetar superfícies. Para as roupas, limpeza normal.

.............................................
Redação: Andréa Pessoa
Arte:  Alexandre Oliveira - Banco de Imagem – Freepik

 
 
 
 
 

Rua Prof. Andrade Bezerra, 64 | Parnamirim
Recife – PE | CEP: 52.060-270
Tel.:(81) 3441-6044
afremsindical@afremsindical.org.br