- Detalhes
- Categoria: Notícias
- Andréa Pessoa By
- Acessos: 801
Outubro rosa: prevenção é o melhor remédio
Celebrada em todo o mundo, a Campanha Outubro Rosa tem o objetivo de sensibilizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Pesquisas indicam que as campanhas do Outubro Rosa aumentam as ações preventivas de combate ao câncer de mama em 39% no período referido e nos meses imediatamente subsequentes. Nesta perspectiva, o Sindicato dos Fazendários também apoia a iniciativa e lembra às associadas sobre a importância da consulta médica e dos exames laboratoriais na prevenção à doença.
O Ministério da Saúde indica que a mamografia para avaliar uma alteração suspeita na mama poderá ser feita em qualquer idade quando há indicação médica. No entanto, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Um lembrete importante é que homens também podem ter câncer de mama, mas isso é raro, apenas 1% dos casos.
Estatísticas - No Brasil, segundo as pesquisas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), excluídos os cânceres de pele, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste.
Em 2022, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa de incidência de 43 casos por 100 mil mulheres.
Em relação aos óbitos, o câncer de mama constitui a primeira causa de morte na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.
.....
Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
#AfremSindical
#outubrorosa
#câncerdemama
#prevenção
#mulheres
#auditoras
#INCA