- Detalhes
- Categoria: Notícias
- By Andréa Pessoa
- Acessos: 30
Novembro Azul convoca homens para a prevenção contra o câncer de próstata

Historicamente os homens tendem a evitar cuidados preventivos quanto às questões de saúde e muitas vezes buscam atendimento quando estão com doenças em estado avançado. Para mudar esta realidade, as entidades médicas em todo o mundo lançam anualmente o Novembro Azul, mês de conscientização sobre o câncer de próstata, que incentiva os homens a cuidarem da própria saúde.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem em homens a partir dos 65 anos de idade.
O urologista Antônio César Cruz, do Hospital Santa Joana Recife, explica que a melhor forma de lidar com o câncer de próstata é diagnosticando a doença precocemente, por meio de avaliação anual.
“Ao realizar o diagnóstico ainda na fase inicial, temos chance de cura em mais de 90% dos casos e, com as novas tecnologias, como a cirurgia robótica, conseguimos tratar o paciente com redução de sequelas, principalmente incontinência urinária e impotência sexual, que são as duas grandes apreensões de boa parte dos pacientes”, relata.
A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta que o histórico familiar é o principal fator de risco no desenvolvimento desse tipo de câncer. “Dados da SBU mostram que homens acima de 45 anos, que têm um único parente de primeiro grau — ou seja, pai ou irmão — com histórico da doença, têm duas vezes mais chances de desenvolver o câncer de próstata. Se ele tem histórico de dois ou mais parentes de primeiro grau com a doença, as chances aumentam de seis a sete vezes. Isso significa que, para esse paciente, a avaliação anual deve iniciar a partir dos 45 anos de idade”, diz o especialista. Os pacientes que não têm histórico familiar devem fazer exames de avaliação uma vez ao ano, a partir dos 50 anos de idade.
Ele informa que nos estágios iniciais, o câncer de próstata é assintomático, o que torna a avaliação anual para diagnóstico precoce fundamental. O tratamento do câncer varia de acordo com o estágio da doença e as condições do paciente, podendo incluir cirurgia, radioterapia e terapia hormonal.
...
Redação: Andréa Pessoa - @mandalaconsultoria
#AfremSindical
#novembroazul
